16 de jun de 2011

A hora certa para chegar na Terra Prometida



Hoje, vou falar mais um pouquinho sobre o povo no deserto. Tava lendo aqui e tudo começou a se encaixar com a palavra que eu ouvi no culto ontem à noite. Aliás, nessa última semana, tudo que Deus tem me ministrado é como um quebra cabeça, uma peça vai completando a outra. Pensei em quantas coisas aconteceram desde que eu comecei a caminha com Jesus e em tudo que aconteceu antes de eu conhecê-lo mais profundamente. Assim como o povo que saiu do Egito, Deus também tirou da minha vida muitas coisas que não me faziam bem, que me prejudicavam e me faziam sofrer, como aquele povo quando estava no Egito. No versículo 41, do capítulo 15 de números, Deus diz a Moisés: - Eu sou o Senhor, o seu Deus, que os trouxe do Egito para ser o Deus de vocês. Eu sou o Senhor, o seu Deus .

Foi Deus quem tirou o povo do Egito, até porque se observamos a história, o povo não teria como sair se não fosse realmente a mão de Deus. E quantas vezes, eu esqueço que foi Deus quem fez tudo por mim até agora. Eu só estou caminhando, mas o reconhecimento é Dele, eu não mereço, quem tá fazendo tudo acontecer é Ele. Esse é um dos grandes perigos que passamos, quando nós achamos que fomos nós que conseguimos fazer. Eu nunca posso esquecer, que foi Deus quem me tirou do Egito e me separou para que Ele fosse o meu Deus. Ah! Nem isso foi eu quem escolhi. Ele escolheu ser o meu Deus, Ele escolheu me tirar do Egito, Ele escolheu a minha liberdade e Ele com todo o seu poder me libertou. Eu que já sou pequena, diante Dele fico ainda menor. Sem a mão de Deus, eu ainda estaria naquele mesmo mundinho que eu vivia há alguns anos atrás. Tinha alguns momentos de uma falsa alegria, que era passageira. Mas, vivia frustrada e me sentindo vazia. Chorava sem ter um motivo relevante e vivia acomodada. Até que Ele me escolheu e aí tudo mudou, ganhei amigos, comecei a sonhar mais alto, ter ousadia pra dizer não às coisas que não me faziam bem e conheci o que realmente é a liberdade. Só que, quem fez tudo isso acontecer foi Ele, Deus.

Em alguns momentos, eu já questionei o Pai porque certas coisas não aconteciam, porque as vezes parecia que eu não saia do lugar. Até tentava fazer do meu jeito, no meu tempo, mas no final, eu me frustrava, claro. A frustração era um sentimento que eu tinha no tempo do Egito e que eu devia ter deixado lá. Ainda no versículo 41, Deus fala: -Eu os trouxe do Egito para ser o Deus de vocês. Aqui, o Senhor falou comigo de forma muito clara. Quando eu estava no Egito, eu não deixava ele ser o Deus da minha vida, porque eu fazia as coisas e não deixava Ele agir. A frustração vem quando eu acabo agindo como se estivesse no Egito e não deixo que Deus faça por mim.

Agora que a palavra do culto entra na história. Na pregação ouvimos sobre o fato de Pedro negar que conhecia Jesus, se antes ele disse que estava pronto para ir com Jesus à prisão e à morte. Aí está a resposta, se as coisas ainda não aconteceram é porque eu ainda não estou pronta. Pedro, mais tarde, foi escolhido pelo Senhor para edificar a igreja e também foi crucificado de cabeça para baixo. Só que quando tudo isso aconteceu, ele já estava com a sua base fortalecida, sua estrutura estava bem formada. Na época que ele negou Jesus, Pedro pensou que estava pronto, mas sua base não estava apta para enfrentar as dificuldades. Sua base precisou de tempo para conseguir uma estrutura sólida.

Essa estrutura, eu adquiro no deserto e é ali que eu sou forjada pelo Senhor. Enquanto eu não chego na Terra Prometida, eu preciso fortalecer minha estrutura. É nesse tempo que Deus vai me capacitar, vai corrigir as minhas falhas e vai me preparar. Preciso esperar que Deus me diga a hora de seguir em frente e a direção a ser tomada. Voltando um pouquinho aos textos anteriores, já que eles se completam, se eu chegar na Terra Prometida antes da hora, antes de ter minha estrutura preparada, eu serei alvo fácil na mão dos gigantes e ainda estarei em rebeldia com as ordens do Senhor. Se eu batalhar sozinha contra o gigante e depender só da minha força, sem a ajuda do Senhor, o resultado com certeza não será bom.

Um comentário: